RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

Seguidores

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG. QUE ELE SEJA UM INSTRUMENTO A MAIS NA SUA APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
Se houver imagens ou textos postados aqui no blog sem as referências de origem solicito que me avisem e eu colocarei os seus devidos créditos. Obrigado pela visita e volte sempre. Desde já agradeço!

quarta-feira, 26 de março de 2014

A CULINÁRIA DE MATO GROSSO DO SUL: COMIDAS E BEBIDAS


Os índios foram os primeiros habitantes da região, possuindo uma dieta à base de carnes de caça, principalmente catetos, queixadas, capivaras e veados, além de peixes e frutas nativas. Com a chegada dos conquistadores espanhóis pelo lado oeste do rio Paraguai, seguidos posteriormente pelos portugueses vindos do leste, novos hábitos foram incorporados, muitos deles permanecendo até os dias atuais.

Nos primeiros séculos de nossa história, os colonizadores portugueses se limitaram a ocupar a costa brasileira, realizando poucas incursões pelo interior. Apenas com o início das Entradas e Bandeiras, no final do século XVI, é que os espaços do interior foram conhecidos. Um novo e importante capítulo começava a ser escrito em nossa culinária com as refeições de viagem, limitadas pela enorme falta dos ingredientes habituais que permitissem o preparo de uma boa comida. Surgia assim a necessidade do improviso e do intercâmbio de costumes alimentares, e às vezes a fome se tornava companheira de viagem.

2 comentários:

  1. Ótimas comidas! Me deu água na boca!!!

    Uma semana muito produtiva e cheia de paz!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto,é sempre bom evitar comidas que engordam.
    Vim agradecer o seu carinho.Suas palavras deixadas em meu blog.
    Obrigada,bom dia.

    ResponderExcluir